segunda-feira

RIR OU PENSAR?

Hoje Woody Allen deu as caras na FOLHA, Sérgio Dávila falando do novo filme "Ponto Final" com direito a entrevista perguntando sobre visitar ou não o Brasil, Walter Salles e outras coisas.
Lá, um box didático com os filmes bons, "médios", e fracos do diretor jazzista, segundo a visão do jornal. No critério médio, constavam basicamente as comédias-pastelão ("Tudo que você queria saber sobre sexo...", "Bananas" etc), e como bons, os filmes mais sérios e cerebrais de Woody ("Crimes e Pecados", "Manhatan" etc). Velho preconceito dos intelectuais e críticos de arte, em considerar as comédias meras fábricas de risada non-sense, divertimento fútil e energia adolescente voltada ao telão, sem grande capacidade de crítica social e transmissão de conceitos, ou mesmo pretensão artítica sobre linguagens e temas. Grande parte deles pensa assim, reservando aos filmes cult todo o suor de suas lágrimas calculadas.
Mero preconceito, ainda mais com Woody, que faz rir como nunca, aliando as situações a críticas veladas sobre diversos temas. Só não vê quem acha que tudo é fruto do acaso, e não fruto de paródias, sarcasmos, e tudo que belos esteriótipos fazem às custas de explicações cartesianas.
Rir ou pensar?
E Bela frase para terminar um post...