segunda-feira

A POLUIÇÃO E OS CABELOS

Cortar os cabelos, ou ter seus cabelos cortados: eis a forma de poluição ambiental mais ignorada pela comunidade científica e população em geral.
Quando vemos um ralo ou pia entupidos por um emaranhado de cabelos, logo pensamos na sujeira que aquilo providencia: "que nojo"! Mas eu vou além, classificando a sujeira neste caso como a mais pura e sórdida forma de poluição doméstica a que temos contato!
Dizem que os cabelos são feitos de queratina, ou quitina, não sei ao certo, mas algumas daquelas proteínas de formação do corpo. As proteínas se renovam na natureza, por meio dos decompositores, ocasionando o equilíbrio do ecossistema, coisa e tal. Mas nada como esses bichinhos honestos serem engandos ao decomporem produtos químicos estranhos e transgênicos que vêm no pacote dos ralos, pensando se tratar da boa e velha quitina/ queratina; justo eles que nunca ouviram falar de Avon, Revlon etc etc. Injustiça!
Mas nos cabelos atuais há mais coisas do que o olho vê. Vejamos: um cabelo feminino apresenta mais variedade de produtos químicos do que uma pequena usina nuclear asiática em expansão; a paranóia dos cosméticos é tão extraordinária que move indiscriminadamente uma das maiores indústrias do mundo, a indústria de beleza. E sua matéria prima não poderia ser menos megalomaníaca, movimentando florestas e produtos animais de todos os tipos em todos os locais do globo!
Ainda há que se considerar que uma mulher com cabelos detonados, urgentes para o corte, apresenta quase sempre uma mistura apocalíptica de produtos já não funcionais, o que justifica sua ida ao salão de beleza. Além disso, com a inclusão dos homens metrossexuais no mercado, novos parâmetros alquímicos foram traçados, aumentando ainda mais a demanda por produtos e novas fórmulas. Dessa forma, a degradação da natureza ocorre também por meio da infestação de ralos e lixos com cabelos velhos, depositários de produtos de beleza altamente tóxicos!
E ninguém abre a boca para denunciar a prática, porque mulheres com cabelos bonitos são plenamente aceitas na sociedade, ao passo que homens com cabelos relativamente bem cuidados são satisfatoriamente aceitos pelas mulheres de cabelos bonitos, que por fim são o objeto de desejo desses e mais outros tantos homens.
A roda gira, gira, e Gaia reclama. Afinal, quem gosta de tomar sulfato de bário na cabeça, senão o infeliz ser humano, popstar da Natureza?
Ode Aleatos.

1 Comments:

At 12:48 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Grbi!

 

Enviar um comentário

<< Home